(65) 99903-9288

(65) 3624-4456

Artigos

Esterilização com luz UV-C

Publicado em 27/10/2020

Desde o início da pandemia, diversas maneiras de desinfecção, tanto de objetos quanto de ambientes, vêm conquistando o mercado mundial. A questão primordial é que, mais do que serem produtos criativos, é preciso que, de fato, sejam eficazes contra vírus e bactérias, sobretudo ao Sars-Cov-2, o patógeno causador da Covid-19. Diferentemente dos processos de limpeza comuns, que nem mesmo são capazes de matar os micro-organismos, o processo de esterilização que utiliza luz UV-C os elimina através da energia contida na onda, sendo portanto, mais seguros.

A eficácia da radiação UV se deve ao espectro de luz conter mais energia devido ao comprimento de onda mais curto do que estamos acostumados a enxergar, como a luz, por exemplo. A região entre 280 e 220 nm é denominada UV-C e é conhecida pelos seus efeitos bactericida e germicida. 

1- Esterilização do ar e superfícies
A eficiência da utilização das luminárias germicidas UVC é comprovada por diversos especialistas.  É uma técnica que vem sendo amplamente estudada e utilizada em soluções diversas com segurança em hospitais, clínicas, escritórios comerciais, fábricas e outras instalações comerciais e residências em todo o mundo há mais de 70 anos. Não à toa, todas as principais associações internacionais de engenharia, (Ex. ASHRAE, CIE, IEC, IES, ABILUX) e diversas instituições de saúde pública e segurança do trabalho (Ex. CDC, OSHA) orientam o uso de sistemas de UV-C no combate à pandemia.
 
2- A radiação não permanece no ambiente após a utilização
Só há emissão de radiação UV-C enquanto o processo estiver em operação. Uma vez cessado a fonte não há permanência da radiação no ambiente, diferentemente do ozônio. Desta forma, a radiação UV-C não prejudica os ocupantes nem equipamentos ou móveis quando bem empregada.
 
3- Não existe possibilidade de resistência como antibióticos
Diferentemente de alguns produtos, com a radiação ultravioleta C não existe nenhuma probabilidade de um micro-organismo criar resistência e sobreviver ao contato com as luzes ultravioletas. Isso porque a energia contida no comprimento de onda do raio é absorvido pelo DNA/RNA dos microrganismos destruindo sua estrutura e inativando as células vivas, tornando vírus, bactérias, leveduras e fungos inofensivos em segundos. Se a intensidade da irradiação for suficientemente alta, a desinfecção UV-C é um método confiável e ecológico, pois a adição de produtos químicos não é necessária. Além disso, os microrganismos não podem desenvolver resistência à radiação UV-C.

Por 6 anos consecutivos campeão do prêmio TOP OF MIND

O INSTITUTO DE ODONTOLOGIA INTEGRADA agradece a população de Mato Grosso por receber pela 6ª vez consecutiva o prêmio de Top of Mind. Nestes 22 anos temos oferecido a você o melhor tratamento odontológico com a mais alta tecnologia.

Endereço:

Av das Flores, 503 - Bairro Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT

Telefone:

(65) 3624-4456
Sitevip Internet