Placa Bacteriana Bucal X Endocardite no coração

Publicado em 16/05/2008

A endocardite é a inflamação do revestimento interior liso do coração - o endocárdio - e das válvulas cardíacas, sendo mais freqüentemente resultante de uma infecção causada por bactérias que invadem a corrente sanguínea. As válvulas anormais ou lesadas são as mais suscetíveis a infecções. No entanto, válvulas normais podem ser infectadas por algumas bactérias agressivas.

Acúmulos de bactérias e coágulos sangüíneos nas válvulas podem soltar-se e deslocar-se até órgãos vitais e obstruir o fluxo sangüíneo arterial. Essas obstruções podem causar acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, infecção e lesão da área onde estiverem localizadas.

Embora as bactérias normalmente não estejam presentes no sangue, uma lesão da pele, da mucosa oral ou das gengivas - mesmo em decorrência de uma atividade normal, como escovar os dentes ou mastigar - pode permitir que um pequeno número de bactérias invada a corrente sangüínea, causando a endocardite bacteriana.

Em pessoas com válvulas cardíacas normais, não ocorre qualquer dano. Entretanto, as válvulas cardíacas lesadas por um defeito, uma anormalidade congênita ou por uma válvula artificial podem aprisionar bactérias, as quais se alojam no endocárdio e começam a se multiplicar.

A placa bacteriana tem papel muito importante no desenvolvimento dessa doença. É uma massa invisível contendo grande número de bactérias, que muitas vezes conseguem se manter na boca sem causar qualquer dano à mesma, mas se colocadas em contato com outros órgãos do corpo podem trazer enormes prejuízos, como causar a endocardite.

Cerca de 30% dos casos de endocardite bacteriana advém de bactérias da boca. Portanto, em pacientes com problemas cardíacos a cautela durante o atendimento odontológico e a preocupação em manter uma boca livre de contaminação são redobradas.

Como medida preventiva as pessoas, juntamente com seus dentistas têm que manter o ambiente bucal saudável e livre de placa bacteriana para diminuir a quantidade de bactérias na boca e assim, diminuir as chances de uma contaminação durante as intervenções odontológicas.

Na próxima semana vamos falar sobre a placa bacteriana, que apesar de não ser vista é a causadora das principais doenças encontradas na nossa boca.

Por 6 anos consecutivos campeão do prêmio TOP OF MIND

O INSTITUTO DE ODONTOLOGIA INTEGRADA agradece a população de Mato Grosso por receber pela 6ª vez consecutiva o prêmio de Top of Mind. Nestes 22 anos temos oferecido a você o melhor tratamento odontológico com a mais alta tecnologia.

Endereço:

Av das Flores, 503 - Bairro Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT