Placa Bacteriana Bucal X Prevenção

Publicado em 22/05/2008

Já demonstramos nas duas primeiras matérias a forte ligação entre as condições bucais e doenças cardíacas, cerebrais e alguns outros males. Essa semana, vamos falar sobre o que é a placa bacteriana, como prevenir e combatê-la.

A placa bacteriana, também conhecida como biofilme, é uma massa invisível, depositada sobre as superfícies dentárias contendo açúcares, detritos alimentares e grande número de bactérias, no entanto quando colocadas em contato com outros órgãos do corpo podem trazer enormes prejuízos.

A placa é causadora das principais doenças que ocorrem na boca, como as cáries, problemas gengivais, periodontites, tratamento de canal, mau hálito, etc.

Todos nós temos placa bacteriana porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. Após cada refeição começa uma nova formação da placa bacteriana. As bactérias nela encontradas aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e na saliva para se desenvolver e começar o processo de ataque ao esmalte dentário e aos tecidos que circundam os dentes, dando início às cáries e gengivites - as gengivas ficam avermelhadas, incham e sangram.

Se não for removida frequentemente, a placa bacteriana sofre um processo de mineralização, endurecendo e formando o tártaro. Este já não pode ser removido apenas nas escovações e com o uso do fio dental, sendo necessário o auxilio de um cirurgião-dentista para que a limpeza seja feita corretamente.

O controle da placa bacteriana é muito importante para manter a boca sempre saudável, livre de contaminação e doenças por ela causada, devolvendo não apenas saúde bucal, mas também ajudando a manter o equilíbrio e harmonia de todo o corpo.

É muito fácil preveni-la, mas é preciso que se preocupar com seu corpo e com sua saúde. Para evitar a formação da placa bacteriana basta você: escovar bem os dentes, no mínimo três vezes ao dia, para remover a placa bacteriana de todas as superfícies dos seus dentes; usar fio dental diariamente para remover a placa que se instala entre os dentes e sob a gengiva, onde a escova não pode alcançar; limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido, especialmente aqueles que grudam nos dentes; e visitar seu dentista regularmente para fazer limpeza e exame completo dos dentes.

A ida periódica ao dentista é imprescindível para que a placa bacteriana seja controlada devidamente, pois apenas a escovação e o uso do fio dental normalmente não são suficientes para sua completa remoção e manutenção correta da saúde bucal.

Por 6 anos consecutivos campeão do prêmio TOP OF MIND

O INSTITUTO DE ODONTOLOGIA INTEGRADA agradece a população de Mato Grosso por receber pela 6ª vez consecutiva o prêmio de Top of Mind. Nestes 22 anos temos oferecido a você o melhor tratamento odontológico com a mais alta tecnologia.

Endereço:

Av das Flores, 503 - Bairro Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT